De acordo com a Agência Brasil, já no período da manhã, no Brasil, era possível ver muitos fiéis acampados na praia de Copacabana para ver o papa, mesmo com uma temperatura de 17 graus e com a chuva que cai na cidade nos últimos dias.
O papa Francisco, que realiza sua primeira viagem internacional desde que se tornou papa, está no Brasil para a 28.ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, que decorre até ao domingo.
São esperados cerca de 1,5 milhões de jovens peregrinos, de várias partes do mundo, nesta celebração na praia de Copacabana.
As amigas Fátima e Rafaela, da cidade de Goiânia, dormiram na orla da praia para não perder nenhum momento do papa Francisco em Copacabana.
“Nós montámos uma barraca na praia para pegar um bom lugar e poder ver o papa Francisco de perto. A nossa expetativa é a melhor possível. Mesmo cansadas e com muito frio não sairemos daqui”, disse Fátima.
O peregrino chileno Ancés Ellioti chegou à praia de Copacabana às 07:00 horas (11:00 horas em Lisboa) com o desejo de receber uma bênção papal.
“Para mim, seria um sonho muito grande e especial poder tocar e poder receber a bênção do papa Francisco. Eu tenho muita fé que o evento será ótimo e aguardo com muita esperança a oportunidade de o ver”, disse Ellioti.
A previsão é que Francisco chegue de helicóptero e desembarque no Forte de Copacabana.
Durante o evento, o líder católico vai abençoar bênção os jovens.
A prefeitura do Rio de Janeiro já organizou uma grande operação para os eventos da Jornada Mundial da Juventude, sobretudo aqueles em que o papa Francisco irá participar.
Cerca de 30 mil homens da polícia civil e militar, da guarda municipal e do corpo de bombeiros reforçarão a segurança em toda região.