Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sobrevivente da queda do avião da Chapecoense ainda tem pesadelos

Ximena Suarez foi uma dos seis sobreviventes da queda do avião que matou 71 pessoas, incluindo a equipa de futebol da Chapecoense.

Sobrevivente da queda do avião da Chapecoense ainda tem pesadelos
Notícias ao Minuto

10:55 - 27/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Aviação

A única assistente de bordo sobrevivente da queda do avião que matou 71 pessoas, ainda sofre com pesadelos um ano depois da tragédia.

Ximena Suarez sobreviveu quando o avião com o voo 2933 da companhia aérea LaMia, se despenhou nas montanhas a 30 quilómetros do seu destino final, o aeroporto de Medellin.

Nesse voo viajava também a equipa de futebol brasileira Chapecoense, cuja grande maioria morreu.

A assistente de bordo conta, numa entrevista ao El País, que se lembra de um "voo normal, tudo tranquilo" e que não imaginava "que algo mau estaria prestes a acontecer".

"Não fazíamos ideia, se soubéssemos tínhamos atuado de forma diferente", disse. "Ninguém sabe como vai agir em caso de emergência, ninguém está preparado, como tripulantes de cabine somos treinados, temos simulações, mas quando chega a altura é difícil", acrescentou.

Em janeiro deste ano, Ximena teve de recorrer a uma campanha de crowdfunding para a ajudar a pagar as despesas enquanto recuperava dos ferimentos.

"Algumas noites tenho pesadelos, não consigo dormir", revelou. "Tentei deixar de tomar comprimidos para dormir, mas não posso porque acordo durante a noite".

Hoje em dia, a antiga assistente de bordo diz estar a ser acompanhada por um psicólogo e por um psiquiatra, pois não esconde a vontade de querer voltar a voar.

O trágico acidente ocorreu devido à falta de combustível no avião. Inicialmente, foi avançado que o piloto teria largado combustível para impedir uma explosão durante o impacto, mas a investigação à queda do avião revelou que a aeronave tinha combustível para fazer apenas os 2.972 quilómetros entre Santa Cruz, na Bolívia, e Medellin, na Colômbia. Caso ficasse sem combustível devia parar em Bogotá, mas tal não aconteceu.

Quando o piloto tentou aterrar, teve de circular à espera de vez o que fez com que o avião esgotasse o combustível e se despenhasse em Cerro Gordo, na Colômbia.

Só restaram seis sobreviventes, incluindo três jogadores da equipa de futebol brasileira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório