Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

EUA: Uma fatia de 3% detém metade das armas que estão nas mãos de civis

Posse da maioria das armas está concentrada num grupo relativamente pequeno da população dos Estados Unidos. É muito comum haver pessoas com mais de 40 armas, o que torna difícil identificar potenciais autores de massacres como o de Las Vegas ou do Texas.

EUA: Uma fatia de 3% detém metade das armas que estão nas mãos de civis
Notícias ao Minuto

11:46 - 15/11/17 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Não é um dado novo que os Estados Unidos é de longe o país com mais armas por pessoa no mundo, com cerca de uma arma por cada norte-americano. Este também não é um estudo novo mas é demonstrativo da forma como as armas estão distribuídas pelos civis, ajudando a perceber a frequência de tiroteios e de massacres como os que aconteceram recentemente em Las Vegas e no Texas.

Um estudo de Harvard/Northeastern de 2015 mostra que os civis norte-americanos possuem cerca de 265 milhões de armas. No entanto, metade destas armas está na posse de apenas 3% da população. Esta percentagem da população tem uma coleção de armas que varia entre as oito e as 140 armas. Em média, cada um destes americanos tem 17 armas.

O facto de Stephen Paddock, autor do tiroteio de Las Vegas, ser proprietário de mais de 40 armas e de não estar referenciado pelas autoridades chocou parte da população norte-americana. Mas este estudo mostra que é bastante comum nos Estados Unidos que uma pessoa tenha mais de 40 armas. Esse é o caso de cerca de 7,7 milhões de americanos.

Compreende-se desta forma que seja uma missão quase impossível para as autoridades distinguir um colecionador de armas de um potencial autor de um massacre.

De acordo com o The Guardian, estatísticas preliminares do Centers for Disease Control and Prevention indicam que mais de 38 mil norte-americanos foram mortos com armas. A violência tem vindo a aumentar nos últimos anos e outro inquérito desta mesma instituição indica que cerca de 60 mil pessoas são baleadas todos os anos e sobrevivem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório