Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

CUP avança com candidatura de "ruptura" para eleições "ilegítimas"

Depois da ERC ter anunciado que vai concorrer com um projeto próprio às eleições de 21 de dezembro, o partido independentista de extrema-esquerda seguiu o mesmo caminho.

CUP avança com candidatura de "ruptura" para eleições "ilegítimas"
Notícias ao Minuto

20:08 - 12/11/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Catalunha

A Candidatura de Unidade Popular (CUP), partido independentista de extrema-esquerda, decidiu este domingo que vai concorrer às eleições autonómicas na Catalunha.

Apesar de considerar as eleições “ilegítimas”, uma vez que foram convocadas por Mariano Rajoy depois de aplicado o artigo 155.º da constituição espanhola, a CUP decidiu que vai concorrer sozinhas às eleições, uma candidatura “de ruptura das esquerdas”.

O partido reuniu-se em assembleia este domingo e votou a proposta de concorrer às eleições. 91,63% dos membros do partido votaram pelo “sim” à participação nestas eleições.

Embora concorra sozinha às eleições de 21 de dezembro, a CUP admite que poderá integrar pessoas externas ao partido, uma vez que pretende uma candidatura “tão ampla quanto o possível”.

Desta forma, a CUP segue o mesmo trajeto que a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), que ontem anunciou que também vai concorrer com um projeto próprio às eleições. Oriol Junqueras, vice-presidente da Generalitat destituído, que está preso, é o cabeça de lista do partido, que deixa o PDECat, de Carles Puigdemont, de fora da candidatura.

As sondagens colocam o partido do líder destituído da Generalitar, que está em Bruxelas, em quarto lugar. A ERC, por seu lado, surge em primeiro. Uma das principais incógnitas é perceber se as forças independentistas mantêm a maioria no parlamento catalão, o que será decisivo para o futuro da região.

Também este domingo, o primeiro-ministro espanhol foi a Barcelona, pela primeira vez desde que o referendo de 1 de outubro, para apoiar a candidatura do Partido Popular. Apelou para que a “maioria silenciosa e silenciada converta a sua voz em voto” nas eleições regionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório