O Tribunal Constitucional de Espanha suspendeu declaração de independência da Catalunha, A declaração tinha sido aprovada na passada sexta-feira pelo governo regional catalão.
A decisão surge ao mesmo tempo que Carles Puigdemont, presidente destituído do governo catalão dá uma conferência de imprensa, onde apelou à paz.
A agência Reuters cita um porta-voz do Tribunal Consitucional, o mesmo órgão que tem agora cinco meses para se pronunciar sobre o assunto.O Governo de Espanha tinha pedido a suspensão da declaração por considerar que era uma situação que perturbava de forma grave a ordem constitucional.
Depois de o parlamento catalão ter votado a declaração unilateral de independência, o governo espanhol dissolveu o parlamento, demitiu o governo da Catalunha e marcou 21 de dezembro como data para as eleições regionais.Carles Puigdemont em resposta afirmou não aceitar o afastamento e pediu aos catalães para fazerem "oposição democrática". Tendo, durante o dia de ontem, viajado para Bruxelas, acompanhado de outros membros da destituída Generalitat.
[Notícia atualizada às 12h45]