Senado aprova artigo 155.º que suspende autonomia catalã

O Senado espanhol acaba de aprovar o artigo 155.º da Constituição para intervir na autonomia catalã.

Notícia

© Reuters

Melissa Lopes
27/10/2017 15:15 ‧ 27/10/2017 por Melissa Lopes

Mundo

Madrid

Ao fim de seis horas de debate, a câmara alta do parlamento de Espanha aprovou a proposta do Governo, inédita na história democrática de Espanha, com 214 votos a favor, 47 contra e uma abstenção.

A medida implica a destituição do presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, e de todos os membros do seu executivo, a limitação das competências do parlamento regional e a marcação de eleições num prazo de seis meses.

A decisão será agora formalmente transmitida ao Governo central e ao governo regional catalão (Generalitat), anunciou o presidente do senado, Pio Garcia-Escudero. 

Abaixo, pode ver o texto do acordo hoje votado no Senado. 

 

O Governo espanhol, que tem agora de decidir como e quando vai aplicar as medidas, convocou um conselho de ministros extraordinário para as 18:00 (17:00 em Lisboa). Madrid tem afirmado que as medidas serão temporárias e visam "restaurar a legalidade" na região.

Os deputados independentistas do parlamento regional da Catalunha aprovaram há instantes a independência da região com 70 votos a favor, 10 contra e dois em branco. Os partidos catalães que se opõem à independência abandonaram a sala do plenário antes da votação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas