Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Senado aprova artigo 155.º que suspende autonomia catalã

O Senado espanhol acaba de aprovar o artigo 155.º da Constituição para intervir na autonomia catalã.

Senado aprova artigo 155.º que suspende autonomia catalã
Notícias ao Minuto

15:15 - 27/10/17 por Melissa Lopes

Mundo Madrid

Ao fim de seis horas de debate, a câmara alta do parlamento de Espanha aprovou a proposta do Governo, inédita na história democrática de Espanha, com 214 votos a favor, 47 contra e uma abstenção.

A medida implica a destituição do presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, e de todos os membros do seu executivo, a limitação das competências do parlamento regional e a marcação de eleições num prazo de seis meses.

A decisão será agora formalmente transmitida ao Governo central e ao governo regional catalão (Generalitat), anunciou o presidente do senado, Pio Garcia-Escudero. 

Abaixo, pode ver o texto do acordo hoje votado no Senado. 

O Governo espanhol, que tem agora de decidir como e quando vai aplicar as medidas, convocou um conselho de ministros extraordinário para as 18:00 (17:00 em Lisboa). Madrid tem afirmado que as medidas serão temporárias e visam "restaurar a legalidade" na região.

Os deputados independentistas do parlamento regional da Catalunha aprovaram há instantes a independência da região com 70 votos a favor, 10 contra e dois em branco. Os partidos catalães que se opõem à independência abandonaram a sala do plenário antes da votação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório