Os serviços de meteorologia e as autoridades já tinham alertado para o perigoso impacto da tempestade Ophelia na Irlanda esta segunda-feira. Deixou de ser furacão e passou a tempestade mas com ventos na ordem dos 150 quilómetros por hora, os estragos eram previsíveis.
A tempestade já provocou três mortos na Irlanda. A cobertura do estádio do Cork City não resistiu à passagem da Ophelia. Foi destruído. Vídeos e fotografias que são publicados na internet e nas redes sociais mostram os efeitos da tempestade.
Nas cidades mais costeiras, as ondas do mar inundaram estradas e chegaram à entrada de algumas casas. Várias casas ficaram danificadas, com coberturas e telhados a serem as estruturas mais afetadas.
Esta terça-feira o cenário pode ser idêntico. O alerta vermelho mantém-se. O serviço de meteorologia irlandês destaca o vento "violento e destrutivo" e as "chuvas fortes".
Roof collapsing at Turners Cross, home of @CorkCityFC during the storm. Great club will bounce back pic.twitter.com/HP5gvU3pLK
— RunLastMan.com (@Runlastman) October 16, 2017
Na zona oeste do país, as autoridades decidiram encerrar escolas, diversos espaços públicos e muitas empresas. A ordem é para que as pessoas se mantenham em casa.
O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, falou numa "crise nacional" que "afetas todos os municípios, cidades".