Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Sabe qual é o prato mais caro do mundo? Arroz com feijão

Ficou surpreendido com a resposta? A verdade é que ela alerta para uma realidade preocupante. A população mais pobre do mundo paga o equivalente a 271 euros por um simples prato de arroz com feijão.

Sabe qual é o prato mais caro do mundo? Arroz com feijão
Notícias ao Minuto

14:44 - 16/10/17 por Ana Lemos

Mundo Pobreza

Talvez nunca tenha pensado em quando custa uma refeição os países mais pobres do mundo, mas um estudo recente da Mastercard, e do Programa Mundial de Alimentos, revela que “pode chegar a centenas de dólares”.

De acordo com este estudo, “a população nos países em desenvolvimento paga o equivalente a um dia de trabalho por uma refeição básica, e em alguns casos bastante mais em países em situação de colapso económico ou de conflito civil”.

As diferenças com o mundo desenvolvido são elucidativas. Por exemplo, em Nova Iorque uma refeição simples à base de feijão estufado custa 1 euro a confecionar, o que representa 0,6% do ordenado médio diário. Em contraste, no Sudão do Sul, o país mais pobre do ranking, a mesma refeição custa 268 vezes essa proporção ou o equivalente a 271,70 euros.

Mas se nos centrarmos na “percentagem de rendimentos médios diária necessária em cada país para a comprar um simples prato de comida”, chegamos a outra preocupantes conclusões:

Sudão do Sul: os sudaneses necessitam 155% dos seus rendimentos médios diários para comprar um simples prato de comida.

Nigéria: um prato de comida custa 169,20 euros quando comparado com o poder de compra em Nova Ioque. Os nigerianos necessitam de 121% dos seus rendimentos médios diários para comprar uma refeição.

Deir Ezzor, Síria: um prato de comida custa 160,58 euros quando comparado com o poder de compra em Nova Ioque. Os sírios necessitam de 115% dos seus rendimentos médios diários para comprar um simples prato de comida.

Malawi: um prato de comida custa 79,76 euros quando comparado com o poder de compra em Nova Ioque. Os malauianos necessitam de 45% dos seus rendimentos médios diários para comprar uma refeição.

República Democrática do Congo: um prato de comida custa 69,34 euros quando comparado com o poder de compra em Nova Ioque. Os Congoleses necessitam de 40% dos seus rendimentos médios diários para comprar um simples prato de comida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório