Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Coreia do Norte ameaça Estados Unidos com "chuva de fogo"

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, advertiu que a vontade de Pyongyang é "fazer chover fogo" sobre os Estados Unidos em resposta à retórica bélica do Presidente norte-americano, Donald Trump.

Coreia do Norte ameaça Estados Unidos com "chuva de fogo"
Notícias ao Minuto

06:24 - 12/10/17 por Lusa

Mundo Ri Yong-ho

O ministro norte-coreano fez o comentário ao receber uma delegação da agência de notícias russa Tass, que visitou Pyongyang, informaram hoje os 'media' oficiais.

"É a firme vontade de todo o pessoal militar e do povo da República Popular Democrática da Coreia [RPDC, nome oficial do país] fazer chover fogo sobre os Estados Unidos, que falou em destruir totalmente a RPDC", disse Ri Yong-ho, num comunicado citado pela agência estatal KCNA.

Ri também afirmou que o programa nuclear norte-coreano é o "precioso fruto da sangrenta luta do povo coreano pela defesa do destino e da soberania do país face à prolongada ameaça nuclear dos imperialistas norte-americanos, e uma valiosa espada justiceira".

Na sua primeira intervenção perante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, em setembro, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a única solução será "destruir totalmente" a Coreia do Norte caso o regime de Kim Jong-un continue a ameaçar os Estados Unidos e os seus aliados.

Ri Yong Ho, que também participou na 72.ª Assembleia-Geral da ONU, já tinha reagido, dias depois, afirmando que Trump declarara guerra à Coreia do Norte com as suas palavras.

Já na sua própria intervenção, o chefe da diplomacia norte-coreana disse aos líderes mundiais que os insultos do Presidente norte-americano a Kim Jong-un -- como foi o caso da expressão "homem foguete" ['rocket man', em inglês] -- tornam um ataque contra os Estados Unidos uma situação inevitável.

A visita da comitiva de jornalistas russos à Coreia do Norte tem lugar pouco depois da de um grupo de deputados russos ao hermético país asiático.

Um deles explicou, após a visita, que as autoridades da Coreia do Norte garantiram estar a preparar o próximo lançamento para testar um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) com capacidade para alcançar a costa oeste dos Estados Unidos.

Especialistas especulam que Pyongyang podem efetuar o lançamento de modo a coincidir com o congresso do Partido Comunista da China, que arranca na próxima quarta-feira, dia 18, ou com a visita de Donald Trump à região, prevista para ter lugar entre 02 e 14 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório