A igreja de St. John, em Edimburgo, celebrou recentemente o casamento entre Peter Matthews e Alistair Dinnie, mesmo depois de um cânone anglicano aprovado em junho pela Igreja Episcopal Escocesa ter proibido o matrimónio entre duas pessoas do mesmo sexo.
Esta decisão poderá acarretar consequências para esta igreja do Reino Unido, nomeadamente sanções punitivas.
Um porta-voz da Igreja Episcopal Escocesa referiu ao The Times que este não é um caso único, já que as igrejas de Glasgow e de Moray também celebraram matrimónios entre pessoas do mesmo sexo.
Apesar das circunstâncias, o padre que realizou a cerimónia, Markus Dunzkofer, afirmou estar contente por ter celebrado a união entre o casal homossexual.
"Já abençoei casamentos noutras localidades anglicanas e tive sempre de parar antes de parte dos votos. Sentia que algo era interrompido, que algo não estava certo. Poder, finalmente, realizar toda a cerimónia foi um sentimento de realização de algo que o espírito já me pedia para fazer. Fez todo o sentido", revelou Markus Dunzkofer.
Yesterday we had the huge privilege of singing at the wedding of our Alistair and his @urbaneprofessor - here's us rehearsing and partying! pic.twitter.com/nEFCE2gBZg
— St John's Choir (@stjohnschoir) September 17, 2017