Os britânicos chamam-lhe fatberg e até já lhe atribuíram um hashtag (#fatberg). E não é nada mais nada menos do que uma massa de esgoto que foi encontrada em Whitechapel, leste de Londres.
De acordo com o The Independent, o fatberg – junção das palavras gordura (fat) e iceberg – tem o comprimento de dois campos de futebol do Wembley Stadium.
Trata-se, com efeito, de uma massa sólida de lixívia, fraldas, gordura e óleo de 250 metros de comprimento e pesa o equivalente a 11 autocarros de dois andares.
Acredita-se que este seja um dos maiores fatbergs encontrados até hoje e é cerca de 10 vezes maior do que o último encontrado, em 2013, em Kingston-upon-Thames. "Este fatberg é o maior que já vimos. É um monstro total e leva muita mão-de-obra e maquinaria para remover porque já que está rígido ", afirmou o chefe de redes de resíduos do Tamisa, Matt Rimmer, ao meio de comunicação.
Para o responsável, “é frustrante que estas situações aconteçam porque são totalmente evitáveis”. De acordo com os engenheiros da Thames Water esta massa demorará três semanas a ser eliminada.
Calling all #FatbergFans. What should we call the biggest EVER #fatberg we've recently found in London⁉️(Let's keep it family friendly ) pic.twitter.com/BTHKNY46Ht
— Thames Water (@thameswater) September 12, 2017