Antepassados das baleias tinham dentes afiados para devorar presas

Os antepassados primitivos das baleias tinham dentes "extremamente afiados", semelhantes aos dos leões e os lobos, que utilizavam para devorar as suas presas, e não para filtrar os seus alimentos, segundo um estudo publicado hoje.

Notícia

© All Rights Reserved/Youtube/Craig Capehart

Lusa
30/08/2017 06:35 ‧ 30/08/2017 por Lusa

Mundo

Estudo

O estudo dos Museus Victoria e da Universidade Monash, ambos com sede na cidade australiana de Melbourne, contradiz a teoria que aponta que estes mamíferos pré-históricos só usavam os seus dentes para filtrar a comida e não para se alimentarem.

A investigação precisa que os antepassados das baleias com barbas, entre as quais se encontram a baleia franca austral e a baleia azul, mordiam e cortavam as suas enormes presas com os seus dentes afiados em vez de os deslizarem através das barbas.

As barbas das baleias, que podem assemelhar-se a um pente, consistem numas lâminas córneas e elásticas que têm nestes mamíferos nos seus maxilares e que utilizam para filtrar o plâncton com que atualmente se alimentam.

Desde a época de Charles Darwin os cientistas têm estado intrigados pela forma de como los misticetos, que são os antepassados das baleias com barbas, fizeram essa evolução, deixando de morder a presa com os dentes para filtrá-la.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas