Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Manifestação em Barcelona: "As vossas políticas são os nossos mortos"

Manifestação contra o terrorismo foi convocada pela Câmara Municipal de Barcelona e pelo governo regional da Catalunha. Marcha a população, mas também as forças de autoridade e políticas.

Notícias ao Minuto

17:37 - 26/08/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Catalunha

Ocorre esta tarde de sábado a manifestação contra o terrorismo, com o lema “No Tinc Por” (“não tenho medo”), organizada pela Câmara Municipal de Barcelona e pelo governo regional da Catalunha, depois do duplo atentado que teve lugar nas Ramblas e em Cambrils, na semana passada

Ada Colau e Carles Puigdemont, autarca e presidente regional da Catalunha, respetivamente, lideram a marcha em Barcelona, mas há concentrações noutras cidades, como Madrid, Valência, Alicante, Castelló e Vigo, com o mesmo lema e início à mesma hora, às 18:00 locais (17h00 em Lisboa).

O reis de Espanha marcam presença na manifestação, assim como o presidente do governo espanhol, Mariana Rajoy. No início da marcha, segurando o gigantesco cartaz 'No Tinc Por', estão elementos dos Mossos d’Esquadra (polícia catalã), bombeiros, médicos, enfermeiros e várias entidades que estiveram envolvidas nos trabalhos de socorro na sequência dos atentados terroristas.

Aqui a marcha a entrar, em silêncio, na Praça Catalunha:

A manifestação também fica marcada por algumas críticas. Alguns cartazes escrevem contra o tráfico de armas: "Filipe, quem quer a paz não trafica armas", "Queremos paz, não venda de armas". Foi filmado inclusive um cartaz que dizia “as vossas políticas são os nossos mortos”, conforme pode ver abaixo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório