Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

"A grande traição ao Brexit começou"

É Nigel Farage, antigo líder do UKIP e um dos líderes da campanha pelo 'sim' à saída britânica da União Europeia, quem o diz.

"A grande traição ao Brexit começou"
Notícias ao Minuto

13:39 - 26/07/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Nigel Farage

O executivo de Theresa May estará, até 2019, a negociar com a União Europeia. Em causa estão as negociações provocadas pelo referendo que ditou o Brexit.

Mas enquanto alguns mais à esquerda criticam May pelo processo, temendo que os acordos não garantam algumas das normas que funcionavam antes do Brexit, à direita as críticas surgem igualmente mas pela razão oposta: querem que a saída não inclua certos acordos.

Nigel Farage, antigo eurodeputado e líder do UKIP, que se afastou da liderança do partido após o Brexit, está neste segundo grupo.

Farage, num artigo que assina esta quarta-feira no Telegraph, diz mesmo que “a grande traição ao Brexit começou”.

“Quando ouvi que o ministro Lord Prior disse numa reunião com representantes das tecnologias e seguros na semana passada que não se deviam preocupar com as barreiras à entrada de futuros empregados da União Europeia, achei que tinha ido longe demais”, escreve.

No entanto, queixa-se Farage, em vez de melhorar, a situação “piorou”.

Em causa, especifica, está um novo grupo de trabalho criado a pensar na transição do Brexit, transição essa que, no que a regras diz respeito, poderá demorar mais tempo do que o esperado.

Para Farage, estamos perante algo que fará com que as fronteiras se mantenham “um mínimo de dois anos depois de [o Reino Unido] sair da União Europeia em 2019”.

“A Grã-Bretanha”, diz ainda, “vai ter de esperar até pelo menos 2021 – cinco anos depois do referendo do Brexit – para recuperar o controlo” das fronteiras.

Conclui Farage que “os milhões que votaram a favor do Brexit vão sentir-se traídos, e com razão: está visto que a grande traição ao Brexit começou”, pode ler-se..

Recomendados para si

;
Campo obrigatório