O macaco obeso, que vive na Tailândia, já está a seguir à risca com uma dieta rígida à base de fruta, vegetais e proteína magra que lhe poderá salvar à vida. O macaco, conhecido como ‘Uncle Fat’ ('Tio Gordo'), foi capturado no final do mês passado pelas autoridades de vida selvagem tailandesas.
Quando foi capturado, o animal pesava 26 quilos, quase o triplo do que deveria pesar. O animal chegou a este estado depois de anos a ser alimentado pelos turistas, principalmente com alimentos de fast-food. Como se não bastasse isso, ‘Uncle Fat’ era o líder do seu bando de macacos, pelo que os seus companheiros traziam-lhe sempre mais comida.
Supakarn Kaewchot, a veterinária responsável pela dieta do macado, disse à Associated Press que o macaco “desenvolveu uma massa gorda, que se tornou uma espécie de tumor benigno. Ele está numa condição crítica agora, com um elevado risco de doenças cardíacas e de diabetes”.
A veterinária disse ainda que o macaco, que deve ter entre 10 a 15 anos, poderá ser libertado no espaço de alguns meses se a sua dieta correr como planeado.