Apesar dos estudos que indicam que o cigarros a vapor comportam menores riscos para a saúde do que os cigarros tradicionais, o governo britânico decidiu implementar novas leis que entram em vigor este fim-de-semana, e cujo objetivo passa por controlar os níveis de nicotina dos cigarros a vapor.
A indústria dos cigarros eletrónicos já mostrou preocupação com esta medida e alerta para um eventual aumento das versões caseiras dos líquidos utilizados nestes dispositivos, mas também de produtos que podem ser comprados no mercado negro e que não cumprem com os critérios de segurança. O setor alerta para os riscos que estes produtos podem trazer à saúde mas também admite que com as novas restrições aos níveis de nicotina nos cigarros a vapor, muitos fumadores podem voltar aos cigarros tradicionais.
As restrições também envolvem o tamanho dos tanques com água dos cigarros eletrónicos.
As lojas de cigarros eletrónicos temem agora um abrandamento da procura por estes produtos. Richard Hyslop, presidente da associação do setor a Independent British Vape Trade Association, estabeleceu comparações com o que se passou em Itália, que implementou taxas sobre estes produtos que levaram ao colapso do mercado doméstico.