Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

EUA colocam jihadista britânica como principal alvo a abater em Mossul

Os Estados Unidos acreditam que Sally Jones está no Iraque, e que é partir da cidade de Mossul que tem recrutado ocidentais para se juntarem ao Estado Islâmico.

EUA colocam jihadista britânica como principal alvo a abater em Mossul
Notícias ao Minuto

23:40 - 07/05/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Sally Jones

Enquanto a ofensiva para reconquistar Mossul ao autodesignado Estado Islâmico continua, as forças norte-americanas colocaram Sally Jones, uma jihadista britânica que acreditam estar nesta cidade iraquiana, como o principal alvo a abater, conta o Mirror.

Sally Jones juntou-se aos jihadistas em 2013, juntamente com o seu marido, Junaid Hussain, que foi assassinado por um drone norte-americano em 2015. Desde então, a jihadista tem feito inúmeros ameaças aos Estados Unidos e os serviços secretos norte-americanos e britânicos acreditam que ela será uma das principais recrutadoras do grupo extremista.

Com 48 anos de idade e mãe de dois filhos, Jones tem sido alvo de uma série de operações secretas com o objetivo de a eliminar ou capturar, todas em vão.

Segundo o mesmo jornal britânico, a jihadista poderá estar a utilizar um dos seus filhos como escudo humano, de forma a proteger-se.

O analista Michael S. Smith, especialista na temática do terrorismo, afirma que Sally é o principal rosto quando se fala em recrutamento de ocidentais para as fileiras do autodesignado Estado Islâmico.

“É normal que ela seja um alvo prioritário para os Estados Unidos e para outros países ocidentais, devido ao uso agressivo de ferramentas cibernéticas que utiliza para recrutar e para incitar ataques”, afirmou Smith, citado pelo Mirror.

“O Reino Unido tem sido um alvo prioritário para o Estado Islâmico desde que foi declaro o califado, e Jones é especialmente valiosa para o grupo”, acrescentou o analista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório