Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Presidente taiwanesa pede um novo modelo de interação com a China

A Presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, pediu à China para colaborar com Taiwan e iniciar um novo modelo de interação que preserve a paz no estreito da Formosa, informou hoje o diário local Lienhe Bao, citado pela agência Efe.

Presidente taiwanesa pede um novo modelo de interação com a China
Notícias ao Minuto

13:07 - 03/05/17 por Lusa

Mundo Tsai Ing-wen

Tsai instou Pequim a confrontar-se com "novas realidades, novas interrogações e novas formas" nos laços bilaterais e na situação do estreito da Formosa, numa entrevista ao diário.

"Recordamos à China que umas relações estáveis no estreito são benéficas para todos, incluindo Taiwan, a China continental e outros países da região", acrescentou a responsável.

A Presidente taiwanesa apelou a Pequim para mostrar uma maior flexibilidade em relação à ilha, ao mesmo tempo que reiterou o seu compromisso na "manutenção do status quo", o que pode interpretar-se como uma promessa de Taiwan de que não pretende declarar a independência.

As relações entre Taiwan e a China não atravessam o seu melhor momento devido à insistência do gigante asiático para que Tsai aceite o chamado Consenso de 1992 (uma só China e duas interpretações sobre a definição do país) como condição para a restauração das relações e afrouxamento das pressões internacionais sobre a ilha.

Desde a tomada de posse de Tsai, há quase um ano, Pequim tem levado a cabo todo o tipo de manobras que pretendem demonstrar a rutura entre as partes, desde a deslocação de navios e aviões militares para as proximidades da ilha até ao veto da participação de Taiwan em reuniões internacionais.

A presidente da Fundação taiwanesa para as Relações no Estreito, Tien Hung-mao, declarou esta semana que o Governo taiwanês está a estudar uma mudança na sua política em relação à China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório