Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

A história do jovem apontado como mentor do jogo 'Baleia Azul'

Filipp Budeykin, de 21 anos, é suspeito de ter sido o criador do jogo viral que desafia os participantes a porem fim à própria vida. Sofre de bipolaridade e está internado num hospital psiquiátrico de São Petersburgo.

A história do jovem apontado como mentor do jogo 'Baleia Azul'
Notícias ao Minuto

09:55 - 29/04/17 por João Oliveira

Mundo Rússia

De todas as modas virais que nasceram até hoje, o jogo da ‘Baleia Azul’ facilmente se destaca como a mais perigosa e assustadora, uma vez que, além das auto-mutilações propostas, o desafio (composto por 50 etapas) acaba com a prova final, que consiste em pôr fim à vida.

Criado na Rússia e já espalhado pelo mundo (inclusivamente em Portugal, este jogo tem posto as autoridades e pais em alerta. Filipp Budeykin, de 21 anos, é agora apontado como suspeito de ter criado o jogo que já tirou a vida a pelo menos 15 jovens por todo o globo.

Uma reportagem do jornal russo Pravda mostra que Budeykin, detido a 15 de novembro de 2016, está atualmente internado num hospital psiquiátrico de São Petersburgo, depois de se ter comprovado sofrer de doença bipolar, onde ainda aguarda julgamento.

A investigação da publicação russa serviu também para apurar que o jogo da ‘Baleia Azul’ não nasceu, afinal, em meados de 2015, como se pensava até aqui. Isto porque a polícia descobriu que o jovem era também mentor de um dos "grupos da morte" do jogo na rede social ‘Vkontakte’, um género de Facebook russo. Esses grupos, dizem as autoridades, nasceram em 2013.

Ainda de acordo com o Pravda, todo este percurso de tendência suicida de Budeykin tem, em parte, origem numa infância preenchida com episódios de abuso, violência e sofrimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório