Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2021
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 24º

Edição

Mélenchon vai consultar militantes para decidir apoio a Macron ou Le Pen

O candidato Jean-Luc Mélenchon (esquerda) reconheceu hoje que os resultados nas eleições presidenciais francesas não são os esperados e revelou que vai consultar os militantes para decidir se apoia o centrista Macron ou Le Pen (extrema-direita) na segunda volta.

Mélenchon vai consultar militantes para decidir apoio a Macron ou Le Pen

Numa declaração perante os seus apoiantes, o líder do movimento França Insubmissa afirmou que, para a segunda volta das presidenciais, marcada para 07 de maio, consultará os militantes sobre um eventual apoio ao liberal Emmanuel Macron ou a Marine Le Pen (extrema-direita), dirigindo duras críticas a ambos.

Sobre o seu resultado, Mélenchon -- que as projeções colocam em terceiro lugar - disse querer esperar para conhecer os resultados oficiais, que deverão ser revelados "pela meia-noite".

"Os 'mediacratas' [um termo pejorativo como se refere frequentemente ao que considera ser a excessiva influência sobre a opinião pública exercida por alguns meios de comunicação] e os oligarcas estão eufóricos. Nada é melhor para eles como uma segunda volta entre dois candidatos que querem prolongar as instituições atuais, que não expressam nenhuma consciência ecológica e que pensam tomar as conquistas sociais mais elementares", disse.

Mélenchon assegurou que respeitará os resultados oficiais, quaisquer que sejam.

"Não recebi nenhum mandato das 450 mil pessoas que decidiram apresentar a minha candidatura para me expressar no seu lugar. Estão convocados a apresentar-se e o resultado da sua expressão será tornado público", declarou.

De acordo com as primeiras projeções eleitorais, Emmanuel Macron (centro) e Marine Le Pen (extrema-direita) serão os dois candidatos a disputar a segunda volta das eleições francesas, a 07 de maio.

Em terceiro lugar, ambos com 19,5% dos votos, surgem Jean-Luc Mélenchon (esquerda) e o conservador François Fillon.

O socialista Benoit Hamon aparece em quinto lugar com um resultado de entre 6 a 7% dos votos, sendo o derrotado da noite nas eleições francesas.

Cerca de 47 milhões de eleitores foram chamados hoje às urnas para eleger o sucessor de François Hollande perante 11 candidatos: Marine Le Pen, Emmanuel Macron, Jean-Luc Melénchon, François Fillon, Benoît Hamon, Nathalie Arthaud, Philippe Poutou, François Asselineau, Nicolas Dupont-Aignan, Jacques Cheminade e Jean Lassalle.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório