Iceberg maior que aquele que afundou Titanic torna-se atração no Canadá

Tem mais 15 metros de altura do que o iceberg que fez afundar o Titanic. Deixa uma marca na história e atrai visitantes à costa leste do Canadá.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto com Lusa
19/04/2017 22:51 ‧ 19/04/2017 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo

Oceano

Um iceberg de grandes dimensões desceu do Oceano Ártico em direção ao Oceano Atlântico e tornou-se uma atração na costa leste do Canadá.

Nos últimos dias, milhares de pessoas têm-se deslocado a Ferryland, na província de Terra Nova e Labrador, para ver e fotografar o gigante iceberg, comparado àquele que provocou o afundamento do Titanic, em 1912.

O enorme bloco de gelo tem, segundo o Daily Mail, 45 metros de altura, mais 15 metros do que o iceberg que marcou a história ao fazer afundar o navio da White Star Line que partira do Reino Unido com destino aos Estados Unidos.

Ver icebergs a partir de Ferryland é tão frequente que a zona foi mesmo apelidada de Iceberg Alley. Os blocos de gelo são geralmente de dimensões menores e costumam surgir mais afastados da costa.

“Este é o maior que já vi”, afirmou o perfeito da cidade, Aidan Kavanagh, à imprensa canadiana.

O interesse para ver icebergues na costa do Canadá disparou em 2017 devido ao aumento de massas de neve e gelo flutuantes que apareceram nas águas da Terra Nova na primavera.

De acordo com os meios de comunicação social locais, só em março foram avistados 37 icebergues na província da Terra Nova e Labrador. Nas últimas semanas o número aumentou para mais de 600.

Durante todo o ano registaram-se 687 icebergues a flutuar nas águas do Atlântico norte.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas