Bernie Sanders acabou por perder as primárias democráticas com Hillary Clinton, o que significa que não chegou a ter oportunidade de defrontar Donald Trump nas presidenciais. Ainda assim, o senador independente de Vermont é hoje uma das figuras da política norte-americana mais críticas do atual presidente.
“Trump mente a toda a hora e acho que não é por acidente, há uma razão para tal. Ele mente para minar as fundações da democracia americana”, afirmou Sanders numa entrevista ao The Guardian.
O senador considera que as medidas de Trump passam por “um reacionário programa económico de cortes nos impostos para os bilionários e de cortes devastadores em programas que têm impacto na classe média”.
Mas ao jornal britânico criticou principalmente o que considera serem tendências autoritárias de Trump, algo que, acredita, se deve à própria figura de Trump, que é diferente de outros presidentes, nomeadamente republicanos.
“George W. Bush era um presidente muito conservador. Opus-me a ele todos os dias. Mas o George W. Bush não operava fora dos valores políticos comuns americanos”, afirma.