Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Centenas manifestam-se para exigir renúncia de presidente da Guiné-Bissau

O Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) com a crise política na Guiné-Bissau voltou hoje a exigir a renúncia do Presidente, José Mário Vaz.

Centenas manifestam-se para exigir renúncia de presidente da Guiné-Bissau
Notícias ao Minuto

16:40 - 23/02/17 por Lusa

Mundo José Mário Vaz

O Movimento, constituído na sua maioria por jovens, realizou hoje uma marcha pacífica com cerca de 300 pessoas que percorreu algumas avenidas de Bissau para exigir a renúncia do chefe do Estado, apontado como o responsável pela persistente crise política no país.

Nelvina Barreto, membro da plataforma de mulheres Miguilan, e Sumaila Djaló, porta-voz do MCCI, explicaram aos jornalistas que a marcha se destinou "sobretudo a exigir a partida do Presidente, José Mário Vaz".

"Exigimos que o Presidente, José Mário Vaz, ponha o seu cargo à disposição para que o nosso país possa andar com os seus próprios pés", declarou Sumaila Djalo, que pede ainda a José Mário Vaz que "tenha piedade do povo" e convoque eleições gerais antecipadas para a escolha de novos dirigentes do país, observou.

O porta-voz do MCCI responsabiliza toda classe política por aquilo que classifica como "opressão e massacre" do povo.

Nelvina Barreto diz que a população quer mostrar à classe política toda a sua indignação pelo facto de os anseios por uma Guiné-Bissau estável, a viver em paz e desenvolvida, ainda não terem sido concretizados dois anos após as ultimas eleições gerais.

A dirigente afirmou que o povo quis dizer basta ao Presidente da Republica "por ser o principal responsável" pela situação atual no país, disse.

Sobre o facto de a manifestação de hoje não conseguir juntar mais de que 300 pessoas, Nelvina Barreto diz ser normal, tendo em conta que até recentemente o governo tinha proibido a realização de ações de protesto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório