Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Guiné-Equatorial e Gabão firmam acordo sobre livre circulação de pessoas

O Gabão e a Guiné-Equatorial, na África Central, firmaram um acordo de princípio que prevê a livre circulação de pessoas, um dos grandes desafios daquela sub-região do continente africano em crise e atentamente vigiada por organizações internacionais.

Guiné-Equatorial e Gabão firmam acordo sobre livre circulação de pessoas
Notícias ao Minuto

18:54 - 20/02/17 por Lusa

Mundo Diplomacia

Os Presidentes do Gabão e da Guiné-Equatorial, Ali Bongo e Teodoro Obiang, respetivamente, assumiram o compromisso de "aplicar a plena livre circulação para benefício de todos os cidadãos da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC)", segundo um comunicado de uma recente cimeira na Guiné-Equatorial citado hoje pela agência noticiosa francesa AFP.

Esta medida irá beneficiar os cidadãos dos outros quatro países que integram a CEMAC (Camarões, República Centro-Africana, Congo e Chade) que passam "a estar munidos de um documento de identidade seguro [cartão de identidade ou passaporte biométrico]", precisou a mesma nota informativa.

Os dois países condicionaram este acordo à instituição de documentos biométricos, bem como à estabilização dos conflitos regionais, nomeadamente na República Centro-Africana e no norte dos Camarões, região que tem sido alvo do grupo extremista nigeriano Boko Haram, segundo indicou à AFP uma fonte do governo do Gabão.

Uma missão da CEMAC "irá viajar para todos os países de forma a garantir" a aplicação das medidas firmadas pelos governos de Libreville e de Malabo.

Na presença da diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, os chefes de Estado dos países da CEMAC decidiram, durante uma cimeira em dezembro passado nos Camarões, "acelerar a finalização da livre circulação de pessoas e de bens".

Nessa ocasião, os governantes também decidiram "concluir em breve as negociações bilaterais com o FMI", depois de afastar o cenário de uma possível desvalorização da moeda única daquela comunidade, o Franco CFA.

Mais do que a África Ocidental, a África Central sofre uma desaceleração económica grave devido à queda dos preços do petróleo e das matérias-primas.

A livre circulação de pessoas e de bens é um problema em África, uma vez que o comércio intra-africano ainda é pouco desenvolvido.

A Guiné-Equatorial é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório