Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Árabes e judeus israelitas protestam contra demolição de casas

Árabes e judeus israelitas desfilaram hoje em conjunto no centro de Telavive para exigir o fim da demolição pelo Governo de casas árabes construídas sem licenças, que as autoridades raramente concedem.

Árabes e judeus israelitas protestam contra demolição de casas
Notícias ao Minuto

22:58 - 04/02/17 por Lusa

Mundo Telavive

Cerca de 1.000 manifestantes participaram no protesto, muitos com faixas em hebreu e árabe onde se lia 'Judeus e árabes juntos', referiu a agência noticiosa Associated Press (AP).

A marcha foi liderada por deputados do partido Meretz (esquerda) e da Lista Conjunta, uma coligação dos principais partidos árabes, ambos na oposição.

Os árabes israelitas acusam o Governo de direita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de promover a destruição das habitações árabes sem licença para acalmar os colonos judeus que se revoltaram pela destruição do colonato ilegal de Amona, erguido na Cisjordânia ocupada.

As tensões agravaram-se em janeiro, quando a polícia invadiu a povoação árabe de Umm al-Heiran (sul de Israel) para acompanhar as demolições, uma ação que resultou na morte de um polícia e de um árabe.

Os residentes de Amona e apoiantes foram retirados do colonato na quinta-feira, e as suas casas deverão ser demolidas no fim de semana.

Os árabes israelitas são descendentes de palestinianos que permaneceram após a criação do Estado de Israel em 1948. Atualmente constituem 17,5% da população, e acusam as autoridades israelitas de discriminações sistemáticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório