Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

"Paz para o Médio Oriente não é sonho do passado"

O Presidente francês, François Hollande, defendeu a conveniência da conferência sobre o Médio Oriente, que se realiza hoje em Paris, e sublinhou que a "paz não é um sonho do passado", referindo-se a cometários feitos pelo primeiro-ministro israelita.

"Paz para o Médio Oriente não é sonho do passado"
Notícias ao Minuto

15:43 - 15/01/17 por Lusa

Mundo François Hollande

Benjamin Netanyahu qualificou a conferência de Paris como uma "relíquia do passado, o último impulso do passado antes que chegue o futuro".

Em resposta, François Hollande, que falava para os representantes ministeriais de 70 países presentes na capital francesa, afirmou que encontrar a paz através de um acordo que permita a coexistência de dois Estados, um israelita e um palestiniano, "não é um sonho do passado".

"É o objetivo da comunidade internacional em toda a sua diversidade", afirmou o chefe de Estado francês.

François Hollande salientou que "não se trata de dizer às partes os parâmetros da solução", mas sim fazer com que regressem à mesa das negociações, onde não se sentam desde abril de 2014.

O Presidente francês alertou para o facto de a solução de dois Estados "estar em perigo" devido ao avanço da colonização israelita, mas também pelo aumento da violência nos territórios ocupados.

No discurso, François Hollande destacou a importância de "inscrever o processo de paz do Médio Oriente na agenda internacional", porque a região não vai conseguir alcançar a estabilidade "sem resolver o seu conflito mais antigo".

O chefe de Estado francês enviou também uma mensagem ao Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que não se podem improvisar soluções, mas aprender as lições da história.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório