Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Independentistas catalães realizam cimeira para um "Pacto pelo referendo"

Uma cimeira para constituir um "Pacto Nacional pelo Referendo" soberanista catalão arrancou em Barcelona, com a presença do ex-presidente Artur Mas, que hoje ficou a saber que vai a julgamento por ter convocado uma consulta semelhante em 2014.

Independentistas catalães realizam cimeira para um "Pacto pelo referendo"
Notícias ao Minuto

18:23 - 23/12/16 por Lusa

Mundo Espanha

O atual presidente do governo regional da Catalunha - e sucessor de Mas - Carles Puigdemont liderou a abertura dos trabalhos no auditório do parlamento regional catalão, ao lado da presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, de Artur Mas e de cerca de 80 outros representantes de instituições, partidos e entidades.

A sessão, organizada por Puigdemont, visa iniciar os preparativos para o referendo pela independência da Catalunha (uma consulta proibida pela Constituição espanhola nos moldes em que os catalães a querem fazer), que a 'Generalitat' (governo regional catalão) quer marcar para 2017.

Os participantes fizeram a tradicional foto de família nas escadarias do 'Parlament', perante dezenas de fotógrafos mais interessados em obter a imagem de Artur Mas.

O antigo presidente do governo regional Artur Mas ficou hoje a saber que vai a julgamento por ter convocado um referendo sobre a independência da região a 09 de novembro de 2014. Após ter sido notificado pelo Constitucional que um referendo sobre essa matéria - dirigido apenas aos catalães e não a todos os espanhóis - era ilegal, Artur Mas "transformou" o referendo numa consulta popular sem fins vinculativos.

Ainda assim, o Tribunal Constitucional considerou que a consulta - que incluía perguntas sobre a independência da região - constituiu uma "desobediência" de Artur Mas e das antigas conselheiras Joana Ortega e Irene Rigau.

Os três serão julgados pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha de 6 a 10 de fevereiro.

Artur Mas classificou a decisão judicial como "uma aberração", afirmando que a mesma "deve encher de vergonha quem a está a promover", numa referência velada ao governo nacional de Espanha, atualmente do PP (direita conservadora, contra a separação de qualquer uma das 17 autonomias).

O presidente da 'Generalitat', Carles Puigdemont, foi escolhido pela lista vencedora das eleições regionais catalãs de setembro de 2015, que tinha como programa eleitoral a independência da região. A lista "Junts pel Sí" (juntos pelo sim) propôs-se usar a eleições regionais como um "referendo" à independência, mas não obteve mais de 50% de todos os votos.

Contra as decisões do Constitucional e com falta de apoios no parlamento regional, os independentistas pretendem agora um referendo pelo direito a decidir, mantendo a ideia de iniciar o processo de independência da Catalunha em 2017. O governo regional afirma que uma separação da Catalunha de Espanha não implica uma saída da região da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório