Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Paris, Nice, Berlim: Eles deixam identificação para trás. Porquê?

Não é por esquecimento ou ingenuidade, alerta especialista britânico. Há uma razão forte para tal.

Paris, Nice, Berlim: Eles deixam identificação para trás. Porquê?
Notícias ao Minuto

14:28 - 22/12/16 por Goreti Pera

Mundo Atentado

O suspeito de ter perpetrado o ataque terrorista desta segunda-feira em Berlim deixou, no interior do camião, a carteira com os documentos pessoais. Àqueles que julgam ter-se tratado de um descuido, vale a pena recordar alguns dos atentados registados nos últimos anos na Europa.

Lembra-se do ataque ao Charlie Hebdo, em Paris, ou dos atentados de 13 de novembro também na capital francesa? E do ataque em Nice, com contornos em muito semelhantes ao desta semana em Berlim? Pois bem, em todos estes casos os terroristas deixaram a identificação para trás.

Quer se trate de uma carteira ou simplesmente do bilhete de identidade, é hábito dos terroristas deixar pistas para que possam ser identificados. Pode parecer um contrassenso, mas não é.

“Será uma forma de deixar rasto e dar força a potenciais reivindicações do ataque”, disse à Associated Press, Otso Iho, analista da Jane’s Information Group, empresa britânica especializada na área militar, aeroespacial e dos transportes.

Em declarações à agência noticiosa, um especialista do programa sobre extremismo da Universidade George Washington (EUA) reforçou a mesma tese. “O facto de o ISIS ter reivindicado o ataque antes de o atacante ser detido sugere que este estava em comunicação direta com alguém” do grupo terrorista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório