Anja Ringgren Lovén, da Fundação para o Desenvolvimento e Educação de Crianças Africanas com Sida (ACAEDF, na sigla original), foi considerada pela revista OOOM como a pessoa que mais inspirou em 2016.
Para quem não se recorda, a missionária foi notícia no início do ano por ter resgatado, na Nigéria, um menino de dois anos a viver nas ruas, abandonado por ser considerado ‘bruxo’. As imagens do resgate da criança, em grave situação de má nutrição, tornaram-se virais e geraram uma onda de solidariedade.
Em África, milhares de crianças são mortas, torturadas e abandonadas por serem acusadas de bruxaria. Os rapazes “com um temperamento solitário, deficiências físicas ou condições como autismo” são o grupo de risco, conforme já avisara a UNICEF.
“Ver o meu nome em número 1 é espetacular. Estou sem palavras e sinto-me honrada. É um reconhecimento mesmo muito importante para o trabalho humanitário da ACAEDF na Nigéria”, reagiu Anja no seu perfil de Facebook, dando também destaque à sua equipa e ao seu marido.
A dinamarquesa ficou em primeiro lugar, sendo logo seguida por Barack Obama, na segunda posição, e por Charlize Theron, na terceira. Pode ver a lista completa na publicação de Anja, acima.