Depois de ter revelado que Maria Schneider não sabia que as gravações do filme 'O Último Tango em Paris' incluíam uma cena de violação, Bertolucci gerou uma onda de indignação contra ele próprio e o ator Marlon Brando.
A cena incluía um ato de sexo anal, em que o ator de 48 anos na altura, penetrava a jovem, com 19 anos, usando manteiga como lubrificante.
“Não queria que a Maria interpretasse a sua humilhação e raiva, queria que a Maria sentisse a raiva e a humilhação", disse o realizador Bernardo Bertolucci em 2013, tendo as declarações sido tornadas públicas apenas agora.
Para muitos, tudo não passou de uma violação e um ato condenável. A indignação é partilhada mesmo por atores, que através das redes sociais, dizem não conseguir olhar da mesma forma para os dois homens.
Jessica Chastain escreve que para "todos os que adoram este filme - o que estão a ver é uma jovem de 19 anos a ser violada por um homem de 48 anos. O realizador planeou o ataque. Isto é doentio".
To all the people that love this film- you're watching a 19yr old get raped by a 48yr old man. The director planned her attack. I feel sick. https://t.co/qVDom2gYf6
— Jessica Chastain (@jes_chastain) December 3, 2016
Evan Rachel Wood partilha da mesma opinião considerando que é doentio que os dois tenham pensado numa coisa destas. Chris Evans vai mesmo mais longe e diz que realizador e ator "deviam ser presos".
Michael Cudlitz diz que "o inferno tem um lugar para os dois e para todos os que assistiram sem fazer nada".
Special place in hell for these two scumbags and everyone on the crew that watched and did nothing. FUCK YOU https://t.co/ZUGjMT5mQT
— Michael Cudlitz (@Cudlitz) December 3, 2016