Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Vitória de Trump "abre um período de incerteza"

O Presidente francês, François Hollande, afirmou hoje que a vitória de Donald Trump nas presidenciais norte-americanas "abre um período de incerteza" e apelou a uma "Europa unida".

Vitória de Trump "abre um período de incerteza"
Notícias ao Minuto

12:11 - 09/11/16 por Lusa

Mundo François Hollande

"Esta eleição norte-americana abre um período de incerteza", declarou o chefe de Estado francês. "Este contexto apela também a uma Europa unida, capaz de se exprimir e de levar a cabo uma política seja onde for que os seus interesses ou os seus valores estiverem em causa: a liberdade, a dignidade, a coesão social, a luta contra a pobreza", acrescentou François Hollande, numa reação à saída do conselho de ministros, difundida pelas televisões francesas e citada pela agência France Presse.

"O povo norte-americano acaba de pronunciar-se. Elegeu Donald Trump. Felicitei-o, como é natural entre dois chefes de Estado democráticos", afirmou o Presidente francês, acrescentando que tinha também "um pensamento por Hillary Clinton".

Hollande acrescentou, de acordo com o Le Figaro, que Paris se empenhará numa "discussão vigilante e franca" com a nova administração norte-americana, que entrará em funções no próximo dia 20 de janeiro.

"Certas posições assumidas por Donald Trump [devem] ser confrontadas com os valores e com os interesses que partilhamos com o país amigo que são os Estados Unidos", disse ainda o Presidente francês, garantindo que "a França prosseguirá a cooperação transatlântica sem concessões".

"Este novo contexto (...) exige forçosamente que sejam retiradas lições: este resultado vai muito para além dos Estados Unidos", disse Hollande.

"É preciso olhar para a situação perante nós e tomar consciência das inquietações provocadas pelas desordens do mundo", acrescentou o chefe de Estado, garantindo que "as respostas estão connosco" e que é tempo de "assumir as responsabilidades que são nossas", encontrando soluções, para as quais conta, "desde logo, com a França, em toda a independência, e com a Europa com ela".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório