Um (Ig)Nobel para premiar investigações "improváveis"

Uma trilogia sobre moscas mortas, a solução para a comichão e o papel das pedras no marketing forma alguns dos premiados.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Reuters

Carolina Rico
28/09/2016 07:15 ‧ 28/09/2016 por Carolina Rico

Mundo

Ig Nobel Awards

Os Ig Nobel Awards (de ignóbil) têm apenas um propósito: premiar as investigações e invenções que primeiro fazem rir, depois fazem pensar.

Esta distinção satírica é atribuída pela Universidade de Harvard desde 1991, conta o Deutsche Welle.

Este ano, o prémio de Química foi para a Volkswagen por resolver o problema do excesso de emissões de gases tóxicos na atmosfera através de uma menor emissão de gases poluentes nos seus automóveis.

A fabricante alemã não estava na sala para receber o prémio, mas outros inventores ‘criativos’ puderam mostrar o seu trabalho.

Todos os vencedores recebem um troféu e uma nota de 10 triliões de dólares zimbabweanos, que mal valem o material em que foram impressas.

O Ig Nobel da Literatura foi atribuído ao sueco Fredrik Sjöberg, pela trilogia autobiográfica sobre o prazer de colecionar moscas mortas numa ilha sueca com baixa densidade populacional;

O da Medicina foi para os alemães Christoph Helmchen, Carina Palzer, Thomas Münte, Silke Anders e Andreas Sprenger, pela pesquisa que mostrou que se pode aliviar a comichão num braço ao olhar para o espelho e coçar o outro braço;

O da Economia foi para Mark Avis, Sarah Forbes e Shelagh Ferguson, por uma investigação sobre a personalidade das pedras na perspetiva do marketing;

E o da Psicologia foi para um estudo feito com mil participantes que constatou que jovens adultos são os melhores mentirosos – sem assegurar se os entrevistados estavam realmente a mentir.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas