O autor da icónica fotografia de Sharbat Gula, a adolescente afegã que se tornou capa da National Geographic, está a ser acusado de fraude.
Steve McCurry terá usado Photoshop nas suas imagens e enquanto muitas das alterações dizem respeito à correção de cor, uma prática aceite entre fotógrafos, outras mostram manipulações mais graves.
Veja na galeria um exemplo: vários elementos que apareciam na fotografia original desapareceram na imagem retocada.
À revista Time, o fotógrafo disse que não é fotojornalista e que os tempos em que trabalhou como freelancer na cobertura de conflitos estão “no passado distante”.
“Sempre deixei que as minhas fotografias falassem por mim, mas agora compreendo que as pessoas queiram que eu defina a categoria em que me insiro. Hoje diria que sou um contador de histórias visual”.
Steve McCurry não nega o uso de Photoshop. “Sempre senti que podia fazer o que queria com as minhas próprias fotografias no sentido estético e de composição mas compreendo a confusão das pessoas que pensam que ainda sou fotojornalista”.
E quanto à fotografia de Sharbat Gula? Não há provas de qualquer manipulação e a National Geographic garante que todos os seus fotógrafos entregam à revista os originais.