Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Justiça francesa pede entrega de quatro suspeitos que estão na Bélgica

A justiça francesa pediu hoje o reencaminhamento de quatro suspeitos formalmente acusados na Bélgica, no caso dos atentados de Paris de 13 de novembro, três deles de ajudar à fuga de Salah Abdeslam, único autor material sobrevivente.

Justiça francesa pede entrega de quatro suspeitos que estão na Bélgica
Notícias ao Minuto

21:16 - 19/05/16 por Lusa

Mundo Atentados Paris

Fontes concordantes citadas pela agência de notícias francesa AFP indicaram que os mandados de prisão europeus, emitidos no fim de abril, são para Mohammed Amri e Hamza Attu, que levaram Salah Abdeslam a Bruxelas algumas horas após os atentados de Paris, e para Ali Ulkadi, que o transportou na capital belga a 14 de novembro.

Foi também emitido um mandado para Mohamed Bakkali, acusado de ter desempenhado o papel de responsável da logística para a célula 'jihadista', precisaram as fontes próximas da investigação.

Os suspeitos devem agora ser notificados dos mandados, para se poder iniciar o processo do seu reencaminhamento para França.

"Tendo em conta a boa cooperação entre a França e a Bélgica nesta investigação, podemos esperar que eles sejam transferidos bastante rapidamente", disse Olivier Morice, que representa cerca de 30 partes civis no caso.

Mohammed Amri, de 27 anos, e Hamza Attu, de 21, foram detidos a 14 de novembro em Molenbeek, periferia de Bruxelas,

Segundo as declarações de Attu, que sofreram alterações ao longo das audições, Salah Abdeslam ter-lhe-á confidenciado que o seu cinto de explosivos não tinha funcionado na noite de 13 de novembro.

Ali Ulkadi, um francês de Molenbeek, de 31 anos, transportou Abdeslam em Bruxelas no dia a seguir aos atentados. Conhecia-o, porque ele era "um dos melhores amigos" do seu irmão mais velho, Brahim, que se fez explodir na esplanada de um bar no leste de Paris, a 13 de novembro.

Quanto a Mohamed Bakkali, de 28 anos, tinha alugado um BMW, identificado muito perto de três casas em Schaerbeek (Bruxelas), Charleroi e Auvelais (sul) e que serviu para preparar os atentados. É igualmente suspeito de ter arrendado dois desses esconderijos.

Salah Abdeslam, entregue a 27 de abril às autoridades francesas, deve ser ouvido pela primeira vez na sexta-feira pelos juízes de instrução franceses no âmbito deste caso.

Os atentados cometidos numa sala de concertos, esplanadas de bares e restaurantes e junto a um estádio de futebol fizeram 130 mortos e centenas de feridos. Foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório