Até ao final da noite de ontem, o Diário de Notícias (DN) fez uma pesquisa pelas palavras ‘Merkel nua’ [‘Merkel naked’, em inglês] em diversos sites de jornais e revistas alemães, chegando mesmo a enviar emails a jornalistas do Der Spiegel, mas sem qualquer tipo de resposta.
Em causa está a inexistência de qualquer tipo de artigo ou menção à fotografia que marcou o dia de ontem, onde a chanceler alemã Angela Merkel, ainda na sua juventude, aparece nua e acompanhada de duas outras mulheres, que também surgem como vieram o mundo.
Esta manhã, o Notícias Ao Minuto pesquisou sobre a ‘dita’ fotografia em alguns dos principais jornais germânicos e o resultado é o mesmo: parece que por aqueles lados a imagem nunca chegou a existir.
Der Tagesspiegel, Aachener Zeitung, Der Spiegel, Frankfurter Allegemeine, Finantial Times Deutschland, Die Welt, Bild.de, Berliner Morgenpost. Nenhum destes jornais fez qualquer tipo de referência à fotografia que fez furor no 1º de Abril e que ainda provoca dúvidas sobre a sua veracidade, ou seja, sobre se se trata mesmo de Merkel na fotografia ou se tudo não passou de uma montagem.
Ontem, o DN também tentou contactar a Embaixada germânica em Lisboa para obter algum tipo de esclarecimento sobre esta ‘ausência de informação’. No entanto, a única resposta que o jornal obteve foi "é feriado, ligue amanhã".