Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Rebeldes libertam polícia para impulsionar esforços de paz na Colômbia

A segunda maior guerrilha da Colômbia, o Exército de Libertação Nacional (ELN), libertou, este sábado, um polícia que manteve em cativeiro durante 13 dias, na tentativa de impulsionar os esforços de paz.

Rebeldes libertam polícia para impulsionar esforços de paz na Colômbia
Notícias ao Minuto

07:14 - 03/04/16 por Lusa

Mundo Guerrilha

O governo de Bogotá anunciou o lançamento das negociações de paz com o ELN na quarta-feira, com vista a pôr termo ao conflito de mais de meio século.

O ELN raptou o polícia a 20 de março e entregou-o no sábado ao Comité Internacional da Cruz Vermelha, numa zona rural de Bolivar, no norte da Colômbia, informou a organização em comunicado.

O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, confirmou a libertação na rede social Twitter, em que afirmou que o agente reunir-se-á em breve com a sua família.

O ELN está envolvido desde janeiro de 2014 num diálogo "exploratório" com o Governo de Juan Manuel Santos, mas as discussões pareciam bloqueadas nos últimos meses, com a segunda guerrilha colombiana a retomar a sua ofensiva.

Segundo as autoridades, o ELN, inspirada na revolução cubana e em Che Guevara, com origem numa insurreição camponesa em 1964, à semelhança das FARC, ainda mobiliza aproximadamente 1.500 combatentes.

O conflito armado colombiano, que de prolonga há 52 anos e envolve guerrilhas de extrema-esquerda, paramilitares de extrema-direita e forças armadas, para além das violências dos grupos ligados ao narcotráfico, provocou mais de 260.000 mortos, 45.000 desaparecidos e 6,6 milhões de deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório