União Europeia vai comprar leite para 350 mil crianças sírias

A Comissão Europeia aprovou hoje um programa financiado com 30 milhões de euros para comprar leite a fornecedores europeus que depois distribuirá gratuitamente por 350.000 crianças na Síria.

Notícia

© Reuters

Lusa
30/03/2016 14:16 ‧ 30/03/2016 por Lusa

Mundo

Síria

"Este novo programa cumpre duas das prioridades da Comissão: apoiar os produtores num momento muito difícil ao mesmo tempo que nos mantemos totalmente concentrados no importante desafio que a atual crise dos refugiados representa", afirmou o comissário para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, num comunicado.

Os 30 milhões que vão financiar este programa provêm de um pacote de 500 milhões de euros que a Comissão Europeia aprovou em setembro para apoiar os produtores europeus do setor agroalimentar e não dos 3.000 milhões de euros dos fundos humanitários europeus para a Síria.

O comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, sublinhou por seu lado que o programa "vai ajudar centenas de milhares de crianças sírias", indo ao encontro do empenho da União Europeia "em ajudar as vítimas mais vulneráveis do conflito".

A guerra na Síria teve um forte impacto na produção agropecuária do país, especialmente no setor leiteiro. A importante redução da produção e forte subida dos preços fez com que o leite, antes parte da dieta diária familiar no país, deixasse nalguns casos de ser consumido, segundo a Comissão.

O setor do leite europeu atravessa uma grave crise desde a abolição do regime das quotas de produção, em março de 2015, registando-se um excesso de produção e uma baixa dos preços, agravados pelo abrandamento da procura chinesa e pelo embargo agroalimentar à Rússia.

Segundo o Observatório Europeu do Mercado do Leite, entre janeiro de 2015 e janeiro de 2016, o preço médio do leite cru pago aos produtores baixou 7% no conjunto da UE e 10% em Portugal.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas