Hoje em dia o tabaco já não é olhado pelo cinema como há umas décadas atrás, mas é uma presença incontornável, uma vez que continua a existir na vida real e é um apontamento de muito valor para determinados tipos de personagem.
As drogas também continuam a ser usadas, naturalmente, mas como é que as equipas de produção e realizadores o fazem sem prejudicar a saúde (e a sanidade) dos atores?
O Independent avança com uma breve explicação:
Fumar
Nem sempre foi assim (até aos anos 90 fumava-se tabaco a sério), mas o que os atores costumam fumar quando estão em gravações são cigarros de ervas feitos de materiais não-aditivos. É prejudicial à saúde na mesma, mas não tanto.
Na série ‘Mad Men’ só usam cigarros desse género. Liam Neeson, por exemplo, pediu, para o filme ‘Non Stop’, cigarros feitos com folhas de chá de camomila que eram enrolados pela equipa de produção.
Cocaína
Antigamente, as escolhas eram leite em pó ou soda mas agora costuma ser usado um pó rico em vitamina B que costuma ser usado para diluir cocaína. Não é uma droga, mas causa um certo pico de energia.
Mickey Rourke não sabia disso quando estava a filmar ‘The Wrestler’ e ficou assustado quando inalou o pó pela primeira vez.
Heroína
Já pensou que líquido é que os atores estão a injetar em cenas com heroína? Nenhum. As seringas são sempre falsas e quando não se corta no momento de injetar, o que acontece é que o líquido é adicionado depois através de efeitos especiais.
Aquele efeito da agulha a entrar na pele é conseguido através de seringas cuja agulha recolhe quando em contacto com uma superfície.