Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Síria: Chefes da diplomacia dos EUA e Rússia reúnem-se hoje

O chefe da diplomacia da Rússia, Serguei Lavrov, reúne-se hoje em Munique com o seu homólogo norte-americano John Kerry, para abordarem os progressos nas conversações de paz sobre a Síria, informou o seu gabinete.

Síria: Chefes da diplomacia dos EUA e Rússia reúnem-se hoje
Notícias ao Minuto

06:14 - 11/02/16 por Lusa

Mundo Munique

O anúncio segue-se às conversações indiretas de quarta-feira em Genebra entre os protagonistas do conflito na Síria, num novo esforço para terminar com uma violenta guerra civil que desde 2011 já provocou mais de 260.000 mortos.

Os dois diplomatas encontram-se pela primeira vez desde o fracasso das conversações de paz sobre a Síria em Genebra e a ofensiva sobre Alepo desencadeada pelo regime de Damasco, apoiado pelo Irão e a aviação russa.

No decurso de um contacto telefónico na quarta-feira, Lavrov e Kerry "concordaram avaliar o progresso das conversações de Genebra durante o próximo encontro do Grupo internacional de apoio à Síria (ISSG) em 11 de fevereiro", refere o comunicado, mas sem referir o local do encontro.

Em paralelo, diplomatas de outros países envolvidos no conflito, com destaque para o Irão e Arábia Saudita, vão tentar relançar os esforços de cessar-fogo e a abertura de "corredores humanitários". Estão previstos encontros bilaterais durante a manhã, um encontro com todos os países presentes durante a tarde e por fim uma conferência de imprensa.

Washington e Moscovo são decisivos nas tentativas para terminar com o conflito sírio, incluindo neste fórum do ISSG que integra mais 17 países.

Os dois diplomatas também discutiram as conversações em curso em Genebra entre representantes do regime de Bashar al-Assad e representantes da oposição, que se encontram suspensas.

No início da semana, um adjunto de Lavrov tinha referido que Moscovo pretendia promover um encontro internacional sobre a Síria em Munique para hoje, e confirmado um "acordo de princípio" sobre o assunto entre diplomatas russos e norte-americanos.

A partir de sexta-feira e até domingo decorre ainda em Munique a conferência internacional sobre segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório