O jantar, a convite do presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, foi antecedido de um encontro de hora e meia entre François Hollande e Angela Merkel.
Os dois responsáveis abordaram a situação na Síria, em particular em Aleppo, onde está em curso uma ofensiva das tropas do regime de Damasco, manifestando "uma forte preocupação partilhada", disseram as mesmas fontes.
Hollande e Merkel "estão completamente de acordo" sobre os meios de reabsorver o fluxo de refugiados e na prioridade da aplicação do plano de ação europeu.
Sobre o dossier Brexit (a eventual saída do Reino Unido da União Europeia), François Hollande e Angela Merkel chegaram a "um entendimento comum sobre o projeto de acordo com o Reino Unido na perspetiva do próximo Conselho Europeu", a 18 e 19 deste mês, para evitar a saída deste país da UE, de acordo com fontes da presidência francesa.
Os dois líderes debateram também "as crises" europeias e o crescimento do populismo na Europa, de acordo com fontes do gabinete do presidente do PE.
Hollande, Merkel e Schulz jantaram num restaurante típico de Estrasburgo, situado a algumas centenas de metros da catedral, nas margens do rio Ill.
O encontro decorreu à porta fechada, alguns dias antes da cimeira europeia em Bruxelas, e não fizeram qualquer declaração à entrada ou à saída.