Discriminação chegou à Disney. Especialistas alegam sexismo

Estudo de duas investigadoras analisou a quantidade de falas por personagens masculinas e femininas.

Personagem mítica da Disney celebra hoje o seu aniversário

© Reuters

Notícias Ao Minuto
26/01/2016 09:54 ‧ 26/01/2016 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Investigação

Duas especialistas em linguística, Carmen Fought and Karen Eisenhauer, analisaram os diálogos dos filmes da Disney e chegaram à conclusão que os personagens masculinos falam três vezes mais do que as personagens femininas.

Segundo o site Express, o estudo começou a partir do filme ‘A Pequena Sereia’, apurando-se que os homens detêm 68% das falas. Em termos gerais, os protagonistas masculinos têm sempre mais falas do que as mulheres. Em filmes como ‘A Bela e o Monstro’, 71% das falas são masculinas.

Em películas como ‘Mulan’ ou ‘Pocahontas’, a predominância masculina também se mantém, com mais de 70% das falas a serem ditas pelas personagens masculinas.

No entanto, passados dez anos desde o lançamento de ‘Mulan’, a Disney ter-se-á apercebido desta realidade e alterou-a. Em filmes como ‘Tangled’ (‘Enrolados’) e ‘Brave’ (‘Valente’), as mulheres proferem 52% e 74% das falas, respetivamente.

Carmen Fough, uma das especialistas, lembra que “há sempre uma princesa isolada à procura de um homem para casar, mas não há outras mulheres a fazer outras coisas. Não há mulheres a liderar grupos ou a promover as festas e as canções nos filmes, nem mulheres a inventar coisas”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas