Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Bial: Voluntário em morte cerebral morreu

Os restantes voluntários que faziam parte de um grupo que estava a testar o novo medicamento continuam hospitalizados em Rennes.

Bial: Voluntário em morte cerebral morreu
Notícias ao Minuto

14:39 - 17/01/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ensaio

O homem que sofreu morte cerebral após um ensaio de medicamentos da Bial morreu hoje, avança a agência francesa France Presse, que cita fonte hospitalar. 

Era a vítima em estado mais grave entre os voluntários que participavam num ensaio de medicamentos analgésicos conduzido por um laboratório privado para a farmacêutica portuguesa.

O homem, saudável antes dos testes, foi admitido no hospital no domingo, dia 10, e teve uma evolução tão rápida que os médicos pensavam que estaria a ter um acidente vascular cerebral. Verificaram que se tratava de uma trombose.

Cinco homens permanecem hospitalizados em Rennes, na França, quatro deles com lesões neurológicas irreversíveis.

As autoridades francesas têm em curso três investigações no laboratório da Biotrial, onde estavam a ser realizados os testes clínicos.

Procura-se determinar se o acidente, inédito em França, se deveu a um erro de procedimento no ensaio ou se teve a ver com a molécula que estava a ser testada.

Caso se verifique a primeira hipótese, ninguém será legalmente responsabilizado pela morte e danos cerebrais sofridos pelos voluntários que deram o seu consentimento informado para os testes.

Em qualquer um dos casos as vítimas serão indemnizadas, uma vez que o próprio teste clinico depende da existência de um seguro de responsabilidade civil, que cobre eventuais danos sofridos pelos voluntários participantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório