Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 29º

Ilegais expulsos por Angola caem para menos de mil

O número de imigrantes ilegais expulsos por Angola caiu para menos de mil na primeira semana de dezembro, um dos registos mais baixos em vários meses, segundo dados disponibilizados hoje à Lusa pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).

Ilegais expulsos por Angola caem para menos de mil
Notícias ao Minuto

11:45 - 11/12/15 por Lusa

Mundo Dezembro

Os números dizem respeito ao período entre 02 e 09 de dezembro, com o SME a informar que "afastou" de Angola, por via administrativa e judicial, um total de 891 estrangeiros que residiam no país "em situação migratória ilegal", menos 156 casos face à semana anterior.

Segundo relatórios do SME consultados anteriormente pela Lusa, foram expulsos por Angola cerca de 1.000 ilegais por semana em 2015, sendo o controlo das entradas no país um assunto sensível para as autoridades angolanas, tendo em conta a extensa linha de fronteira terrestre e a crescente entrada por via marítima.

O Ministério do Interior de Angola prevê gastar mais de 35,4 milhões de kwanzas (cerca de 240 mil euros) para repatriar, em 2016, imigrantes detetados em situação ilegal no país.

De acordo com informações das autoridades angolanas, um dos focos da incidência destas situações de permanência ilegal no país acontece no interior norte de Angola, com centenas de cidadãos da vizinha República Democrática do Congo (RDCongo) detidos no garimpo, também ilegal, de diamantes.

Os números oficiais mais recentes do SME indicam ainda que estavam contabilizados na primeira semana de dezembro, através dos Centros de Detenção de Estrangeiros Ilegais, 472 cidadãos detidos por situação migratória irregular e que "aguardam o regresso aos respetivos países de origem", menos de metade face à semana anterior.

São maioritariamente da RDCongo (111), mas há também 59 cidadãos da Guiné-Conacri na mesma situação, de acordo com os mesmos dados.

Ainda segundo o SME, no mesmo período, por infrações migratórias, foram aplicadas multas a 891 cidadãos e dez empresas.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório