Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

Responsável pelas finanças do ISIS morto em ataque dos EUA

Um ataque aéreo da coligação provocou, em novembro, a morte do responsável pelas finanças do grupo extremista Estado Islâmico no Iraque, disseram hoje militares norte-americanos.

Responsável pelas finanças do ISIS morto em ataque dos EUA
Notícias ao Minuto

09:13 - 11/12/15 por Lusa

Mundo Islamismo

Abu Saleh foi morto no final de novembro, disse o coronel Steve Warren, um porta-voz militar, a partir de Bagdade, considerando-o como um "dos mais antigos e experientes membros" do sistema financeiro do grupo.

"Abu Saleh foi o terceiro membro da rede das finanças que matamos", afirmou Steve Warren, comparando-o ao ministro das Finanças do grupo extremista.

Abu Saleh foi morto juntamente com dois associados no âmbito da campanha da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, para destruir a infraestrutura financeira do Estado Islâmico.

"Matá-los esgota o conhecimento e o talento necessários para coordenar o financiamento dentro da organização", disse Warren, acrescentando que os outros dois que foram mortos trabalhavam na angariação de fundos.

Em Londres, o subsecretário do Tesouros dos Estados Unidos para crimes de terrorismo e financeiros disse que o financiamento do Estado Islâmico deriva de atividade económica feita no território que controla.

Os fundos são provenientes da venda de petróleo no mercado negro, no saque a bancos no Iraque e na Síria e através da extorsão.

Mas, para o autodenominado califado do Estado Islâmico funcionar, o grupo precisa de fontes estáveis e renováveis de financiamento e de acesso ao sistema financeiro internacional para movimentar dinheiro, explicou o responsável norte-americano.

"Estamos a tentar atacar a capacidade do grupo Estado Islâmico de gerar receita e a sua capacidade de usar a receita", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório