Itália decide quem dará cartas no Governo com Monti e Berlusconi na 'jogada'

O resultado das urnas, que encerram esta segunda-feira e que vão ditar o novo chefe do Governo italiano, é aguardado com grande expectativa pelos responsáveis europeus e mercados financeiros. O candidato do Partido Democrático, Pierluigi Bersani, é apontado como o vencedor, mas não terá votos suficientes para formar um Governo estável, pelo que Mário Monti ou Silvio Berlusconi poderão entrar na ‘jogada’.

--

©

Notícias Ao Minuto
25/02/2013 08:44 ‧ 25/02/2013 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Eleições

Apesar de o candidato Pierluigi Bernasi surgir nas sondagens como claro vencedor nas eleições legislativas em Itália, não deverá alcançar no escrutínio lugares suficientes para formar um Governo estável, destaca hoje o Jornal de Notícias (JN).

Assim sendo, sem maioria, o candidato do Partido Democrata terá de encontrar um parceiro de coligação. Pierluigi Bersani já manifestou publicamente que gostaria que esse parceiro fosse Mário Monti, o primeiro-ministro demissionário.

O que também poderá surpreender é o resultado de Silvio Berlusconi que, segundo estudos de opinião, corre o risco de ser ultrapassado por Beppe Brillo, um comediante líder do Movimento Cinco Estrelas, muito popular entre o eleitorado mais jovem.

Mas só ao final do dia de hoje se poderá saber quem ganha ou sai derrotado destas eleições, que até às 19h (18h em Lisboa) de ontem (domingo) registavam uma participação de 46,8% (cerca de dois pontos percentuais abaixo da votação de 2008).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas