Ativistas continuam presos por não conseguirem pagar multa

O Tribunal do Lobito condenou hoje 18 jovens ativistas angolanos numa pena de prisão convertida em multa de 16 euros, mas estes continuam presos por não terem condições para pagar de imediato.

Notícia

© Lusa

Lusa
06/11/2015 21:39 ‧ 06/11/2015 por Lusa

Mundo

Benguela

Os 18 jovens, detidos há uma semana, foram condenados por terem distribuído panfletos numa manifestação.

A informação foi prestada à Lusa por David Mendes, advogado de defesa dos jovens, presentes hoje a julgamento sumário naquele tribunal, e que foram detidos quando promoveram uma manifestação na cidade de Benguela, no centro-litoral de Angola.

Em causa está uma manifestação pacífica contra o regime liderado pelo Presidente José Eduardo dos Santos e em solidariedade para com os 15 ativistas detidos desde junho em Luanda, promovida a 30 de outubro pelo autointitulado "Movimento Revolucionário de Benguela".

O advogado David Mendes explicou que, ao fim de um julgamento sumário de nove horas, estes jovens foram absolvidos do crime de desobediência à autoridade, tendo o tribunal considerado que a manifestação era "lícita". Contudo, foram condenados a dois meses de prisão (pena convertida em multa) pela prática de um crime de "assuada", por terem distribuído panfletos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas