Quando a norte-americana Abigail Kingston, de 30 anos, se casar no próximo dia 17 de outubro, em Bethlehem, na Pensilvânia será a 11ª noiva da sua família a usar um vestido de cetim com 120 anos.
Conta a Time que a primeira vez que o vestido foi usado foi pela tetravó de Abigail, Mary Lowry Warren, em 1895. De então para cá, foi sendo usado ao longo de várias gerações. O último casamento data de 1991. E o vestido tem estado guardado desde então à espera da próxima noiva.
O vestido de noiva tem sobrevivido ao passar de gerações. E foi inclusive uma tia-avó de Abigail, Leslie Kingston, que o trouxe para este casamento, depois de ela própria o ter usado no seu casamento, em 1960.
O vestido estava manchado mas a própria Leslie Kingston admite a surpresa: “quem imaginaria que qualquer coisa durasse tanto tempo”.
A verdade é que dura, com esta família a realçar que não é apenas o vestido que é passado para a noiva seguinte, é também um gesto de amor. Gesto esse que a família vai repetir já em outubro.
Veremos se este vestido com 120 anos de existência ainda será capaz de fazer mais algum casamento. Por enquanto, continua a ser um curioso caso de longevidade... e de poupança.