Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

"A Europa poderia aprender connosco", diz Rússia sobre migrantes

A Rússia aconselhou hoje os países europeus a seguirem a sua experiência de grave crise humanitária provocada pelo início da guerra civil na vizinha Ucrânia para enfrentarem o atual êxodo de refugiados.

"A Europa poderia aprender connosco", diz Rússia sobre migrantes
Notícias ao Minuto

20:35 - 03/09/15 por Lusa

Mundo Maria Zakharova

A Rússia acolheu no seu território "mais de 900 mil pessoas provenientes da Ucrânia. Entre elas, mais de 400 mil podem ser consideradas refugiados", referiu em conferência de imprensa Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

"Essas pessoas receberam aqui alimentos e ajuda financeira. Passámos e continuamos a passar por esta situação. Em princípio, a Europa poderia aprender connosco", acrescentou.

Zakharova sublinhou que "nenhuma organização internacional que se dedique à defesa dos direitos humanos tem qualquer queixa a este respeito".

Centenas de milhares de ucranianos cruzaram a fronteira após o início, na primavera de 2014, dos combates entre as forças governamentais ucranianas e as milícias separatistas pró-russas nas regiões orientais de Donetsk e Lugansk, um conflito que já provocou cerca de 7.000 mortos.

Para além dos refugiados de guerra, um número indeterminado de adultos em idade militar fugiram da Ucrânia por se recusarem a combater neste conflito.

A porta-voz disse ainda que a Rússia segue "com grande preocupação a impotência demonstrada pela União Europeia perante a vaga migratória proveniente de países do Médio Oriente e do norte de África".

"Quando se tomam comboios de assalto isso recorda, por exemplo, a situação durante a Segunda Guerra Mundial. Claro que a magnitude não é a mesma, mas a dinâmica e a tendência são muito parecidas", assinalou.

A diplomata destacou ainda as "horripilantes imagens" em que se veem mulheres em trabalho de parto em plena rua.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório