Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Estes alimentos ajudam a reduzir risco de Alzheimer em metade

Uma dieta variada e rica em alimentos puros e no seu estado natural ajuda a manter o coração forte e a mente quase intacta.

Estes alimentos ajudam a reduzir risco de Alzheimer em metade
Notícias ao Minuto

19:57 - 16/06/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Doença

Diz o site Prevention revela aqueles que são os alimentos que reduzem os riscos de Alzheimer em metade. Quando conjugados, diz a publicação, conseguem ter uma eficácia na ordem dos 53%.

Ingerir os alimentos em causa o máximo de vezes possível durante a semana – e sem cometer, com isso, excessos – ajudou os participantes de um estudo denominado ‘MIND diet’ e reduzirem as possibilidades de sofrer desta doença.

Diz o Prevention que os alimentos ‘milagrosos’ são os seguintes:

Cereais integrais: três doses por dia são o suficiente para reduzir o risco de Alzheimer em 21%. Servem como combustível para um cérebro mais produtivo.

Frutos vermelhos: a ingestão regular ajuda a abrandar o declínio cerebral e a reduzir os riscos em 2%.

Feijões: ricos em fibras e capazes de impulsionar o crescimento de células cerebrais, os feijões são capazes de diminuir o risco de Alzheimer em 3%.

Verdes: seja rúcula, seja espinafres, agrião, couve ou repolho, são os legumes e verduras verdes que mais protegem a massa cinzenta. E o poder antioxidante que portam ajuda a quebrar o risco da doença em 6%.

Carne de aves: além de ser uma das proteínas mais saudáveis, a carne de aves é rica em vitamina B, capaz de ajudar no processo de prevenção de demência. O seu poder reduz o risco de problemas mentais em 2%.

Frutos secos: donos das gorduras mais saudáveis que podem ser ingeridas e portadores de bons níveis de vitamina E, o consumo de frutos secos reduz a propensão de Alzheimer em 5%.

Tomates: tal como outros legumes e vegetais ricos em antioxidantes, os tomates são capazes de diminuir a tendência de Alzheimer numa pessoa em 7%.

Peixes: especialmente os que são ricos em ácidos gordos ómega 3, como o salmão. Reduz o risco em 1%.

Vinho: embora exija um consumo moderado e que não exceda um copo por dia, o vinho – particularmente o tinto – reduz o risco desta doença em 7%.

Segundo a publicação ‘Alzheimer’s & Dementia: The Journal of The Alzheimer’s Association’, de Martha Clare Morris, se a ingestão destes alimentos ajuda a reduzir as possibilidades de se sofrer de Alzheimer, o controlo na inclusão de outros alimentos pode ser tão ou mais importante.

Assim sendo, diz a publicação, a carne vermelha não deve constar no menu mais do que quatro porções por semana, assim como o fast food, os fritos e o queijo, que devem ser consumidos apenas uma vez por semana.

A manteiga ou margarina não deve exceder as sete colheres de sobremesa por semana, assim como os doces, menos de cinco vezes por semana.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório