A Segunda Guerra Mundial apresentou a Coca-Cola ao mundo. Hoje, a bebida concebida pelo farmacêutico americano John Pemberton, em 1886, está à venda em todos os países do mundo, com exceção de Cuba e Coreia do Norte – pelo menos, oficialmente.
Este ano celebra os 100 anos da sua garrafa que é um verdadeiro ícone do design. A garrafa curvilínea, que foi sofrendo algumas alterações ao longo do tempo, foi criada em 1915 num concurso e foi inspirada numa fava de cacau. É da autoria da Root Glass Company, no estado de Indiana (EUA) que respondeu com sucesso ao briefing dado pela marca: criar uma garrafa que pudesse ser reconhecida mesmo quando estivesse partida no chão ou fosse tocada no escuro.
Para celebrar, a marca criou uma página online, Coke Bottle 100, onde é possível ver a evolução cronológica da garrafa, os anúncios vintage e até uma série de reinterpretações da garrafa feitas por vários designers convidados.
Apesar de este refrigerante ser vendido em garrafas e latas de várias formas e tamanhos, a imagem que o define é a da garrafa curvilínea de vidro que exibe o logotipo da empresa, criado no século XIX.
Há até quem diga (milhões de pessoas, como afirma a BBC) que a melhor Coca-Cola é a da garrafa. Mesmo que isso não possa ser provado cientificamente.